Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

'Give Me Liberty' vence Festival Internacional de Cinema de Macau

A comédia norte-americana 'Give Me Liberty' conquistou o prémio de melhor filme da quarta edição do Festival Internacional de Cinema de Macau (IFFAM), anunciou a organização.

'Give Me Liberty' vence Festival Internacional de Cinema de Macau
Notícias ao Minuto

16:40 - 11/12/19 por Lusa

Cultura Cinema

O britânico Fyzal Boulifa foi distinguido como melhor realizador pela película 'Lynn + Lucy' (Reino Unido/França), que valeu o prémio de melhor actriz a Roxanne Scrimshaw, indicou.

O prémio de melhor ator foi para Sarm Heng, em 'Buoyancy', drama australiano realizado por Rodd Rathjen e que conquistou também o prémio do público de Macau, de acordo com um comunicado.

O melhor argumento foi para Hamish Bennett, também realizador de 'Bellbird' (Nova Zelândia), um dos dez filmes em competição, juntamente com 'Bombay Rose' (Índia/França/Reino Unido/Qatar), 'Family Members' (Argentina), 'Goldie' (EUA/França/Holanda/Luxemburgo), 'Two of us' (França/Bélgica/Holanda/Luxemburgo) e 'Two/One' (Reino Unido/China/Canadá).

"Chegámos à reta final do 4.° Festival Internacional de Cinema e Cerimónia de Entrega de Prémios-Macau. Em seis dias, partilhámos com o público mais de 50 películas fruto do trabalho árduo de cineastas de todo o mundo, e testemunhámos através do Intercâmbio para a Indústria Cinematográfica, novos projectos de filmes preparados ativamente pelas suas equipas de produção", disse a presidente da comissão organizadora do IFFAM e diretora dos Serviços de Turismo de Macau.

Maria Helena de Senna Fernandes acrescentou que "Macau é uma cidade criativa, de portas abertas para encetar cooperação em diferentes áreas (...), explorar as possibilidades ilimitadas do mundo do cinema com a indústria cinematográfica de todo o mundo e em conjunto criar novas oportunidades".

Também em competição, na secção Novo Cinema Chinês, a película 'Dwelling In The Fuchun Mountains', de Gu Xiaogang, conquistou o prémio de melhor filme, enquanto 'Wet Season' (Singapura) deu a Anthony Chen o prémio de melhor realizador.

A categoria de melhor atriz nesta secção foi para Zhou Dongyu, em 'Better Days', e Xiaoliang Wu, em 'Wisdom Tooth', arrecadou o prémio de melhor ator.

O prémio de melhor argumento foi entregue a Johnna Ma, por 'To Live To Sing'.

Durante a cerimónia de encerramento do IFFAM, que decorreu a noite passada no centro cultural de Macau, a realizadora chinesa Li Shaohong recebeu o prémio de carreira 'Espírito do Cinema', e o seu trabalho 'A City Called Macao' foi exibido na secção de Apresentações Especiais do festival.

'To Live To Sing' recebeu ainda o Prémio NETPAC (Network for the Promotion of Asian Cinema - Rede de Promoção do Cinema Asiático), enquanto o filme sul-coreano 'Parasite' ('Parasita'), de Bong Joon-ho, recebeu o Prémio de Filme Sucesso de Bilheteira Asiático de 2019.

'Years of Macao' foi distinguido com o prémio críticos cinéfilos para o melhor filme de Macau das Apresentações Especiais para o 20.° aniversário da região administrativa especial chinesa.

O júri da secção de Competição Internacional do IFFAM era composto por Peter Chan Ho-sun, Ellen Eliasoph, Dian Sastrowardoyo, Midi Z e Tom Cullen, enquanto Cristian Mungiu, Kristen Tan, Noah Cowan e Qiu Yang, integraram o júri da secção Novo Cinema Chinês.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório