Meteorologia

  • 09 ABRIL 2020
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 18º

Edição

África recebe de Bruxelas apoio de milhões para combate de tráfico humano

A Comissão Europeia anunciou hoje um apoio de 147,7 milhões de euros para combate ao tráfico de seres humanos e à imigração ilegal no norte de África, destinado maioritariamente a Marrocos mas visando também ajudar migrantes retidos na Líbia.

África recebe de Bruxelas apoio de milhões para combate de tráfico humano

O executivo comunitário indica que este apoio, dado no âmbito do Fundo Fiduciário de Emergência da União Europeia (UE) para África, se traduz em "quatro novas medidas relacionadas com as migrações", que têm o intuito de "combater o tráfico de seres humanos, proteger as pessoas mais vulneráveis e estabilizar as comunidades no norte da África".

Assim, do montante total, 101,7 milhões de euros serão disponibilizados a Marrocos para reduzir a imigração ilegal através de ações de sensibilização sobre os riscos de travessias no mar Mediterrâneo.

Para a Líbia, serão alocados 24 milhões de euros para apoiar os migrantes retidos no país, proporcionando regressos humanitários voluntários e outras medidas de proteção, bem como 17 milhões de euros para ajudar comunidades e crianças vulneráveis, nomeadamente através da reabilitação de hospitais, escolas e de instalações de água e eletricidade em mais de 50 municípios líbios.

A estes acrescem cinco milhões de euros para promover oportunidades económicas no norte de África através do incentivo ao empreendedorismo regional e da mobilidade laboral.

As novas medidas são anunciadas poucos dias depois de o novo executivo comunitário, liderado pela alemã Ursula von der Leyen, ter entrado em funções, com uma clara aposta na relação entre a UE e África.

O novo apoio financeiro está integrado num pacote de ajuda ao norte de África, cuja verba total já ascende a 807 milhões de euros.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório