Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2020
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 17º

Edição

Boris Johnson ausente de Conselho Europeu com Brexit na agenda

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, estará ausente do Conselho Europeu que decorre entre quinta e sexta-feira em Bruxelas, em paralelo com as eleições legislativas no Reino Unido, cujos resultados deverão ser conhecidos antes de uma discussão sobre o 'Brexit'.

Boris Johnson ausente de Conselho Europeu com Brexit na agenda

Fontes do Conselho revelaram que Boris Johnson informou hoje de manhã que, devido às eleições de quinta-feira, não se deslocará a Bruxelas, tendo pedido explicitamente ao novo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que o represente na cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia.

Desde a entrada em vigor do Tratado de Lisboa, quando um chefe de Estado ou de Governo não pode estar presente numa cimeira, pode fazer-se representar por um homólogo à sua escolha ou pelo presidente do Conselho Europeu.

Este será então o caso com Boris Johnson nesta cimeira, que encerrará precisamente com uma reunião a 27, no chamado formato «artigo 50» - mesmo que o primeiro-ministro se deslocasse a Bruxelas não participaria -, sobre o processo de saída do Reino Unido da UE e o quadro das futuras relações, numa altura em que já devem ser conhecidos os resultados das eleições britânicas, determinantes para a consumação do 'Brexit', cuja data indicativa é agora 31 de janeiro.

Charles Michel, que hoje apareceu de surpresa num 'briefing' para a imprensa sobre a primeira cimeira a que presidirá, comentou a propósito da discussão de sexta-feira que, independentemente do desfecho das eleições, a mensagem da UE a 27 deverá permanecer a mesma, e "muito clara".

"Veremos qual é o resultado destas eleições, mas a nossa mensagem é muito clara: estamos prontos e comprometidos a manter a unidade entre os 27, e estamos também prontos para os próximos passos. Será muito importante ter uma cooperação forte no futuro com este país importante para nós", declarou.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório