Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Não me arrependo nada", diz David, em risco de ir preso por comer banana

"Não é como se eu tivesse comido a obra de arte", justificou David Datuna, que poderá vir a ser processado. O vídeo da sua façanha, que pode recordar abaixo, tornou-se viral.

Notícias ao Minuto

08:25 - 11/12/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Banana

"Não foi vandalismo, foi uma performance artística da minha parte e não me arrependo nada", disse na segunda-feira David Datuna, o homem que comeu a banana avaliada em 120 mil dólares (108 mil euros).

David, um artista performativo oriundo da Georgia, descolou a obra de arte da parede, descascou-a e comeu-a perante os olhares (e as câmaras) de dezenas de pessoas estupefactas.

A polémica instalação de arte, da autoria do artista italiano Maurizio Cattelan, estava em exibição na 18.ª edição da Art Basel de Miami Beach, na Flórida, e já tinha sido vendida a um colecionador privado, em Paris, por 120 mil dólares (108 mil euros).

Datuna entrou no local e, enquanto era filmado por dezenas de pessoas, comeu a banana. O homem foi retirado do local por seguranças e levado para um local resguardado, onde foi questionado pela polícia. O artista foi libertado mas poderá vir a ser alvo de um processo, conforme noticiaram os meios de comunicação norte-americanos.

"Neste caso, não é como se eu tivesse comido a obra de arte", justificou Datuna, que se considera um admirador de Cattelan, "um dos maiores artistas do mundo". "É como disse a galeria, a banana não é central, é um conceito. Eu só comi o conceito do artista. Portanto, eu acho que isto é fixe, é divertido e é aquilo que a arte deve ser", afirmou, citado pela CNN.

Sabendo que poderia enfrentar este tipo de problema, o homem já tinha acionado os advogados para o caso de ser preso depois de comer a banana. E assim foi, estando agora a aguardar pela conclusão do processo. "O que vai acontecer nos próximos dias, não sei", indicou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório