Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

ONU entrega prémios a 15 projetos para combater alterações climáticas

Os prémios das Nações Unidas para a ação climática mundial foram hoje entregues a 15 iniciativas que envolvem mais de 20 países, no decurso da Conferência da ONU sobre alterações climáticas (COP25), a decorrer em Madrid até sexta-feira.

ONU entrega prémios a 15 projetos para combater alterações climáticas
Notícias ao Minuto

20:53 - 10/12/19 por Lusa

Mundo COP25

Os prémios, entregues pela iniciativa Impulso para a Mudança, da ONU, revelam alguns dos exemplos mais práticos do que pessoas em todo o mundo estão a fazer para combater as alterações climáticas, adianta a agência espanhola EFE.

Os projetos galardoados vão desde uma pequena aplicação que ajudou a plantar 122 milhões de árvores, até a um hambúrguer amigo do clima, que está a fazer sucesso na indústria da comida rápida.

Há ainda entre os vencedores um projeto dirigido por mulheres que gera energia limpa com as ondas dos oceanos e o programa de financiamento internacional da luta contra as alterações climáticas do Quebec, financiado pelo próprio mercado de carbono da região canadiana, de acordo com a ONU.

Os prémios das Nações Unidas para a Ação Mundial para o Clima são um reconhecimento a algumas das soluções climáticas mais impressionantes do mundo, assegura a organização internacional.

Tratam-se de "exemplos brilhantes" do tipo de soluções que, de acordo com o que afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres, na passada semana no arranque da COP25, são urgentemente necessárias para fazer frente à crise climática.

Os vencedores de 2019 têm origem em lugares tão díspares como Singapura, Bélgica, Hong Kong, EUA, Macau, Dominica, China, Polónia, Índia, entre outros.

Os prémios têm o apoio da Fundação Rockefeller em colaboração com o Projeto Mundial de Alterações Climáticas do Fórum Económico Mundial, a elétrica espanhola Iberdrola e doadores que apoiam a concretização do plano de ação da Convenção Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (CMNUCC, na sigla inglesa).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório