Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Polícia detida por disparar a matar sobre jovem manifestante na RDCongo

Uma polícia foi detida hoje depois de ter disparado sobre um jovem manifestante, que morreu, durante uma concentração para protestar contra a insegurança em Goma, no leste da República Democrática do Congo, indicou hoje o comando policial.

Polícia detida por disparar a matar sobre jovem manifestante na RDCongo
Notícias ao Minuto

14:38 - 10/12/19 por Lusa

Mundo Congo

"Acabamos de deter um polícia que disparou sobre este jovem. É uma polícia. Foi entregue às autoridades competentes", disse o comandante da polícia Jean-Baptiste Bukili, citado pela agência France-Presse.

O responsável do bairro, Gervais Katembo, adiantou ter testemunhado a morte de um jovem de 14 anos por disparos da polícia.

Segundo adiantou, os manifestantes "incendiaram a esquadra" para denunciar a insegurança nos bairros do norte da cidade.

"Operaram à noite em Kisoko e levaram os bens roubados e quando a população os queria perseguir, a polícia deteve-os, o que irritou os habitantes", explicou.

Amplamente difundidas na rede social Twitter, as fotografias do jovem, deitado de costas no chão e com a camisola ensanguentada, bem como as da alegada autora dos disparos suscitaram várias reações, incluindo do ministro da Juventude, Billy Kambale, que denunciou a "violência recorrente da polícia sobre manifestantes".

"Não há qualquer justificação para um agente da lei matar um estudante. A justiça deve tomar conta do caso do polícia que acabou de atirar em um estudante em Goma", escreveu o ministro no Twitter.

"Exigimos o julgamento do homicídio deste jovem. Não é possível que a polícia continue a usar armas letais no meio de manifestações", sustentou Jean-Paul Lumbulumbu, advogado e deputado provincial do Kivu Norte.

Em Goma, cerca do meio-dia local (10:00 em Lisboa), a situação ainda estava tensa entre a polícia e os manifestantes. As artérias principais dos distritos de Katoy e Majengo estavam barricadas e cheias de pedras.

A circulação era inexistente e as atividades estavam paralisadas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório