Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos pede libertação de filantropo turco

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) exigiu hoje a "libertação imediata" do filantropo Osman Kavala, preso há dois anos pelo regime de Ancara.

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos pede libertação de filantropo turco
Notícias ao Minuto

11:49 - 10/12/19 por Lusa

Mundo Direitos Humanos

"O tribunal considera que o governo deve tomar todas as medidas necessárias para pôr fim à detenção do requerente (Osman Kavala) e libertá-lo de imediato", declarou a instituição através de um comunicado.

O Tribunal refere-se também a uma série de violações à Convenção Europeia dos Direitos do Homem inerentes à situação de Osman Kavala, considerando a detenção "ilegal".

O TEDH recordou ainda que Kavala "é um homem de negócios que contribuiu para a criação de organizações não-governamentais que promovem a proteção dos direitos humanos".

A mesma nota refere que "o filantropo" está em regime de prisão preventiva porque existem "suspeitas" de ter cometido duas infrações que não foram provadas: o derrube do governo e o ataque à ordem constitucional da Turquia, "através da força e da violência".

No dia 08 de outubro, a justiça turca decretou a continuidade da prisão preventiva agendando a revisão do processo para o dia 24 de dezembro.

O processo envolve um total de 16 pessoas supostamente ligadas ao 'Movimento Gezi' e que arriscam uma pena de prisão perpétua por participação em "atividades contra o governo".

Em concreto, Kavala é apontado como sendo um dos organizadores das manifestações de 2013 contra o presidente Recep Tayyip Erdogan, na altura primeiro-ministro.

A detenção do empresário ocorreu depois da tentativa de golpe de Estado na Turquia de 2016.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório