Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

FBI "sem intenções políticas" quando abriu inquérito sobre Trump e Rússia

O FBI não tinha intenções políticas quando abriu uma investigação em 2016 sobre alegadas ligações entre a campanha de Donald Trump e a Rússia, concluiu um relatório divulgado hoje, que contraria as declarações do presidente norte-americano.

FBI "sem intenções políticas" quando abriu inquérito sobre Trump e Rússia
Notícias ao Minuto

22:34 - 09/12/19 por Lusa

Mundo FBI

"Nós não encontramos nenhuma evidência de parcialidade política ou motivação inadequada" que tenha influenciado a decisão de abrir esta investigação, escreve Michael Horowitz, Inspetor Geral do Departamento de Justiça.

Segundo Michael Horowitz, a decisão, tomada com base em informações fornecidas por um parceiro estrangeiro "confiável", cumpriu um "propósito autorizado".

No entanto, o seu relatório aponta que alguns agentes cometeram "erros e omissões", especialmente quando pediram aos tribunais uma luz verde para colocar sob escuta um ex-conselheiro do candidato Trump.

Com base neste último ponto, Donald Trump afirmou que tinha sido confirmada a sua convicção de que tinha sido vítima de uma "tentativa para o derrubar".

"Os detalhes do relatório são muito piores do que eu imaginava. O que aconteceu é uma vergonha. Isto nunca deveria acontecer a nenhum outro presidente", disse Donald Trump.

A investigação aberta pela Polícia Federal dos EUA em julho de 2016 foi atribuída em 2017 a um procurador especial que, após quase dois anos de investigação, concluiu que não tinha provas de conluio entre Moscovo e a equipa de campanha de Donald Trump.

O procurador Robert Mueller, no entanto, descreveu uma série de pressões perturbadoras na sua investigação, alegando que não conseguiu exonerar o presidente de suspeitas de obstrução à justiça.

Durante toda a investigação, o Presidente acusou o FBI de parcialidade, chegando mesmo a acusar os seus agentes de tentarem efetuar um "golpe de estado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório