Meteorologia

  • 21 JANEIRO 2020
Tempo
10º
MIN 6º MÁX 13º

Edição

Ministros de 51 países apresentam plano para economia baixa em carbono

Os ministros das Finanças de 51 países, agrupados numa coligação pelo clima, apresentaram hoje o Plano de Ação de Santiago, para o desenvolvimento de ferramentas económicas para alcançar uma transição para uma economia baixa em carbono.

Ministros de 51 países apresentam plano para economia baixa em carbono
Notícias ao Minuto

19:50 - 09/12/19 por Lusa

Mundo COP25

A Coligação de Ministros das Finanças para Ação Climática foi criada durante as reuniões do Banco Mundial em abril passado e inclui 18 países da União Europeia (UE), entre os quais Portugal.

Durante uma reunião hoje na 25.ª Conferência das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, que está a decorrer em Madrid, presidida pelo ministro das Finanças do Chile, Ignacio Briones, este fórum concordou em criar mecanismos para "projetar medidas que resultem em novas iniciativas sobre preços de carbono e defina valores efetivos".

A coligação decidiu ainda apoiar "a integração de aspetos relacionados com as mudanças climáticas na estrutura e no planeamento fiscal", como foi anunciado numa declaração conjunta.

O texto reconhece "a necessidade de esforços de longo prazo no desenvolvimento de metodologias e mecanismos que abordem efetivamente as mudanças climáticas".

O Plano de Ação de Santiago também inclui trabalho para "identificar os riscos que as alterações climáticas representam para a estabilidade financeira, bem como gerir esses riscos".

Também serão estudados os "custos económicos e fiscais da adaptação" às mudanças climáticas e serão apoiados os esforços globais de transparência e disseminação de riscos financeiros associados ao clima.

Os ministros das finanças dos 51 países e de outros Estados que poderão ingressar no futuro analisarão a aplicação deste plano na COP26, a ser realizada em novembro de 2020 em Glasgow, no Reino Unido.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório