Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Primeiro encontro bilateral Putin-Zelenskiy está a decorrer em Paris

O primeiro encontro bilateral entre o Presidente russo Vladimir Putin e o seu homólogo ucraniano Volodymyr Zelenskiy iniciou-se esta tarde em Paris onde decorre uma cimeira sobre a guerra na Ucrânia, referiu a agência France-Presse ao citar fontes oficiais.

Primeiro encontro bilateral Putin-Zelenskiy está a decorrer em Paris
Notícias ao Minuto

19:28 - 09/12/19 por Lusa

Mundo Putin-Zelensky

"O encontro está a decorrer", declarou Iulia Mendel, porta-voz de Zelenskiy, à margem de uma cimeira do palácio presidencial do Eliseu que reúne a Rússia, Ucrânia, Alemanha e França, e interrompido devido a este encontro bilateral, mas que será retomada durante a noite.

O foco da cimeira, que acontece pela primeira vez em três anos, será o conteúdo do acordo de Minsk - que propôs um cessar-fogo imediato, a retirada de armas pesadas, a restauração do controlo territorial na fronteira com a Rússia por parte de Kiev e maior autonomia para a zona sob controlo separatista -- que, apesar de assinado em setembro de 2014, nunca chegou a entrar em vigor.

O conflito entre a Ucrânia e os separatistas pró-russos, iniciado em 2014 logo após a anexação da península da Crimeia pela Rússia em março, já provocou mais de 13 mil mortos.

O Quarteto da Normandia -- formado em junho de 2014, com a participação de França, Alemanha, Rússia e Ucrânia -- tem procurado várias soluções diplomáticas, sobretudo através de conversas telefónicas entre os líderes e, em vários momentos, acoplando a ajuda de países como a Bielorrússia, Itália e Reino Unido, mas sem grande sucesso.

Após a eleição de Zelenskiy em maio, a Ucrânia e a Rússia têm trocado prisioneiros e retiraram soldados de várias regiões de conflito num sinal de boa vontade mútua, reconhecida pelos negociadores de paz.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório