Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Primeiro-ministro moçambicano alerta para consequências da corrupção

O primeiro-ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, alertou hoje para as consequências da corrupção, considerando que a situação coloca em causa a credibilidade dos governos e ameaça a estabilidade económica.

Primeiro-ministro moçambicano alerta para consequências da corrupção
Notícias ao Minuto

16:08 - 09/12/19 por Lusa

Mundo Corrupção

"A corrupção põe em causa a credibilidade dos governos", disse Carlos Agostinho do Rosário, falando durante as celebrações centrais do Dia Internacional de Combate contra a Corrupção na província da Zambézia, centro de Moçambique.

Para o primeiro-ministro moçambicano, além de descredibilizar os governos, a corrupção abre espaço para a instabilidade económica, abalando a "integridade" e os valores sociais.

"A corrupção põe em causa os valores morais e de integridade da sociedade, o que concorre para a proliferação das práticas associadas ao crime organizado", acrescentou Carlos Agostinho do Rosário.

Dados avançados hoje no encontro indicam que, só nos últimos dois anos, foram instruídos cerca de 2.000 processos disciplinares contra funcionários e agentes do Estado em Moçambique, entre os quais 205 culminaram em demissões e 104 em expulsões.

O Dia Internacional de Combate contra a Corrupção foi instituído em 2003, pela Organização das Nações Unidas (ONU), com objetivo de consciencializar as pessoas sobre a importância do combate a este tipo de crime.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório