Meteorologia

  • 19 JANEIRO 2020
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 16º

Edição

Nova Zelândia. "Não há sinais de vida" na ilha, diz polícia

Autoridades acreditam não existirem mais sobreviventes na ilha vulcânica de White Island, na Nova Zelândia, palco de uma erupção esta segunda-feira. Há, pelo menos, cinco mortos confirmados. Não é possível ainda determinar quantas pessoas ficaram para trás.

Nova Zelândia. "Não há sinais de vida" na ilha, diz polícia
Notícias ao Minuto

11:37 - 09/12/19 por Anabela Sousa Dantas 

Mundo Vulcão White Island

As autoridades neozelandesas indicaram que não acreditam haver mais sobreviventes na ilha de White Island, onde esta segunda-feira ocorreu uma erupção vulcânica.

O anúncio foi feito pela polícia na primeira hora da madrugada de terça-feira (hora local, pouco depois das 11h00 de segunda-feira em Portugal). Depois de feitos alguns voos de reconhecimento sobre a ilha "não foram identificados sinais de vida em momento algum", escreve o comunicado, citado pelo Guardian.

Sublinhe-se que foram resgatadas 23 pessoas pouco depois da erupção e cinco delas morreram. Acredita-se que estivessem cerca de meia centena de turistas a visitar a ilha, mas o número ainda não foi confirmado oficialmente.

"A polícia acredita que as pessoas que podiam sair vivas da ilha foram resgatadas durante a evacuação. Com base na informação de que dispomos, não acreditamos que hajam sobreviventes na ilha", acresce a missiva da polícia.

O trabalho das autoridades centra-se agora na confirmação de todos aqueles que possam ter morrido, para além das cinco vítimas mortais já confirmadas. As informações iniciais apontavam para 27 pessoas ainda na ilha, mas sem certezas.

A erupção ocorreu às 14:11 (01:11 em Lisboa), ainda de dia, mas já escureceu, impossibilitando esforços de resgate. Serão lançados drones militares às primeiras horas da manhã para recolher mais dados.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório