Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Presidente do Brasil visita Cabo Verde em 2020

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, anunciou hoje na Praia que o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, visita Cabo Verde em 2020, no âmbito da nova visão do relacionamento do país da América do Sul com África.

Presidente do Brasil visita Cabo Verde em 2020
Notícias ao Minuto

11:05 - 09/12/19 por Lusa

Mundo Brasil

A posição foi assumida em declarações à Lusa por Ernesto Araújo depois de ter sido recebido pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, no âmbito da visita de algumas horas que está a realizar a Cabo Verde.

"Sem dúvida. O Presidente me disse que quer muito vir no ano que vem a Cabo Verde", afirmou o governante, acrescentando que a data da visita está já a ser concertada com o Governo cabo-verdiano.

"Certamente seria um sinal muito claro dessa nossa prioridade, dessa nossa visão de aproximação", insistiu Ernesto Araújo.

Em declarações à Lusa também no final da visita ao primeiro-ministro, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, confirmou igualmente a possibilidade da visita de Jair Bolsonaro ao país.

"Vamos trabalhar [na articulação das datas]. Será um prazer para Cabo Verde, o Brasil é um país irmão. Nós temos relações históricas com o Brasil", disse o governante cabo-verdiano.

O ministro Ernesto Araújo descreveu como "excelentes" as relações entre o Brasil e Cabo Verde.

"Cabo Verde é o país mais próximo do Brasil geograficamente e também, certamente, um dos mais próximos na nossa visão do mundo e nessa nova etapa da nossa política externa queremos um lugar muito especial para África", destacou o ministro brasileiro.

Acrescentou que nessa nova estratégia do Brasil para África, Cabo Verde "é um parceiro essencial".

"O Brasil quer reestruturar, intensificar a sua presença em todo o continente africano mas muito especialmente aqui com Cabo Verde. Já identificámos com o ministro, com o primeiro-ministro, parcerias excelentes na parte económica, cultural, de segurança. Queremos realmente, a partir de uma base histórica muito profunda, construir uma parceria muito intensa com Cabo Verde", destacou.

Já Luís Filipe Tavares recordou que o Brasil está a uma viagem de três horas e meia de Cabo Verde e que o objetivo é reforçar as relações bilaterais.

"Falámos de várias áreas de cooperação, comércio, mas também cooperação para a paz e para segurança nesta região do mundo", explicou o chefe da diplomacia de Cabo Verde.

Acrescentou que o Brasil "quer utilizar Cabo Verde para ser a plataforma para o comércio com a África ocidental e com toda a África", até tendo em conta os 300 milhões de consumidores na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que Cabo Verde integra.

"Podemos fazer aqui um casamento muito feliz entre o Brasil e África, via Cabo Verde", concluiu.

Os dois países são membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Além de Cabo Verde, o ministro das Relações Exteriores brasileiro vista esta semana Senegal, Nigéria e Angola, com o intuito de debater temas relacionados com a defesa, segurança, comércio e investimento, anunciou na sexta-feira o Governo do Brasil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório