Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Forte sismo sacode Quito sem causar vítimas nem danos até ao momento

Um forte sismo, de magnitude 4,2 na escala Richter, segundo um relatório preliminar, sacudiu a capital do Equador, sem que haja até ao momento registo de vítimas ou danos materiais.

Forte sismo sacode Quito sem causar vítimas nem danos até ao momento
Notícias ao Minuto

10:27 - 08/12/19 por Lusa

Mundo Sismo

O Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional informou no seu portal na internet que o sismo ocorreu às 03:56 hora local (08:56 em Lisboa), num setor do noroeste de Quito, muito perto da cidade.

O epicentro do sismo localizou-se a 0,04 graus de latitude sul e 78,44 graus de longitude oeste, a uma profundidade de 4,2 quilómetros.

O sistema Integrado de Atenção de Emergências ECU-911 recebeu muitas chamadas telefónicas de cidadãos que pediam informação sobre este sismo, do qual até ao momento não há registo de vítimas ou danos materiais.

O sismo foi sentido como forte, mas rápido e algumas pessoas informaram que ouviram sons estranhos.

A capital equatoriana é atravessada por várias falhas geológicas que geraram movimentos telúricos no ano passado, e está assente numa meseta andina onde se erigiram os vulcões Guagua Pichincha e Ruco Pichincha, tendo o primeiro entrado em erupção em 1999, mas cuja atividade é quase nula há vários anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório