Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Arqueólogos partem ovos com 1.700 anos. Mas recuperam um intacto

As cascas libertaram um "cheiro potente".

Notícias ao Minuto

23:07 - 07/12/19 por Sara Gouveia

Mundo Reino Unido

Um grupo de arqueólogos partiu acidentalmente três ovos romanos com 1.700 anos, depois de estes terem sido encontrados em Aylesbury, Buckinghamshire, no Reino Unido.

Os investigadores descobriram o cesto com quatro ovos de galinha num poço e três dos ovos acabaram por se partir libertando um "cheiro potente". No entanto, a equipa conseguiu preservar o quarto, fazendo com que se tornasse o único ovo de galinha romano completo encontrado na Grã-Bretanha.

Os especialistas da Arqueologia de Oxford creem que o poço podia ser usado na altura como uma fonte de desejos romana. Além dos ovos, estavam ainda dezenas de moedas, sapatos, ferramentas de madeira e um cesto raro.

Stuart Foreman, o gestor do projeto disse que "há uma boa razão para ser a primeira a única descoberta feita em solo britânico", conta o Independent. "Num poço que esteve alagado durante milhares de anos é possível encontrar coisas que nunca teriam sobrevivido em ambiente seco. Mas é incrível que tenhamos conseguido recuperar um único. São tão frágeis", contou, a explicar a descoberta dos ovos.

"Os transeuntes deviam parar para deitar oferendas para pedir desejos aos deuses", revelou Edward Biddulph, que passou três anos a analisar os achados. "Os romanos associavam os ovos ao renascimento e à fertilidade, por razões óbvias. Já encontrámos ainda ossos de galinha e cascas de ovo partidas nas campas romanas na Grã-Bretanha, mas nunca um ovo completo", acrescentou.

As escavações decorreram entre 2007 e 2016 e a análise das descobertas têm decorrido desde então.

O outro único ovo romano recuperado intacto foi encontrado em 2010 debaixo da mão de uma criança enterrada em Roma.

Veja na galeria acima as imagens da descoberta.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório