Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Protestos contra eleições argelinas em vários consulados em França

A votação dos expatriados argelinos para as eleições presidenciais foi hoje marcada por manifestações e protestos em frente aos consulados de várias cidades francesas.

Protestos contra eleições argelinas em vários consulados em França
Notícias ao Minuto

20:26 - 07/12/19 por Lusa

Mundo França

Em Bobigny, nos subúrbios de Paris, cerca de 150 manifestantes juntaram-se junto ao consulado, onde está a ser organizada a votação para os expatriados para as presidenciais de 12 de dezembro na Argélia, relata a agência France Presse.

Dezenas de manifestantes também se reuniram perto do consulado em Paris, para contestar as eleições.

"Estamos aqui com os nossos concidadãos na Argélia para rejeitar a interferência dos militares na política e exigir que o poder retorne aos civis", disse à AFP um manifestante.

Também em Nanterre e Saint-Etienne se realizaram manifestações junto aos consulados.

Na sexta-feira, na capital argelina, uma multidão encheu ruas para assinalar a última sexta-feira antes das eleições presidenciais naquele país, um escrutínio agendado para 12 de dezembro e fortemente contestado pela maioria dos argelinos.

Os manifestantes, entre os quais estavam muitas mulheres, batiam palmas e gritavam em uníssono várias frases contra a votação presidencial da próxima quinta-feira, mas também de incentivo à continuação dos protestos, que já vão na 42.ª sexta-feira consecutiva.

Cinco candidatos disputam as presidenciais na Argélia: três ocuparam altas funções na Frente de Libertação Nacional (FLN), que governa o país praticamente sem interrupção desde 1962, e os outros dois dirigem dois partidos que apoiaram Bouteflika durante a sua Presidência.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório