Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Descoberto um dos navios mais famosos da I Guerra Mundial

Navio de guerra afundou no dia 8 de dezembro de 1914 durante uma batalha naval, na I Guerra Mundial.

Descoberto um dos navios mais famosos da I Guerra Mundial
Notícias ao Minuto

14:08 - 07/12/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Navio

Um dos mais famosos navios da I Guerra Mundial, o alemão Scharnhorst, foi encontrado no fundo do Atlântico nas ilhas Malvinas, onde se afundou a 8 de dezembro de 1914 durante um ataque dos britânicos.  

A bordos seguiam mais de 800 tripulantes, recorda o La Vanguardia. Além deste navio, outros oito navios de guerra alemães afundaram nessa batalha em que a Marinha Real Btitânica saiu vencedora. 

Para encontrar o Scharnhorst, foi preciso socorrer a um submarino autónomo para chegar ao local. 

"O momento em que o descobrimos foi extraordinário", contou, em comunicado, o arqueólogo marinho que liderou a expedição,  Mensun Bound.

"Muitas vezes, andamos atrás de sombras no fundo do mar. Mas neste caso, não havia dúvidas de que se tratava do navio alemão". 

A expedição para encontrar este e outros navios de guerra arrancou em dezembro de 2014 por ocasião do centenário da batalha das Ilhas Malvinas. Apesar do insucesso inicial, a equipa não desistiu, recorrendo  a quatro submarinos autónomos [AUV Ocean Infinity] de última geração equipados com sondas capazes de 'vasculhar' uma área de 4.500 km quadrados. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório