Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Menina obrigada a despir-se para ver pai na prisão. Aberta investigação

Incidente foi denunciado por funcionários da prisão e pela própria criança.

Menina obrigada a despir-se para ver pai na prisão. Aberta investigação
Notícias ao Minuto

12:47 - 07/12/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo EUA

Uma menina de oito anos foi obrigada a tirar a roupa para ser revistada antes de visitar o pai numa prisão, na Virgínia, nos Estados Unidos.

O incidente aconteceu no dia 24 de novembro, na prisão de Buckingham, em Dillwyn. O caso tornou-se agora público depois de funcionários da cadeia terem denunciado a situação. 

De acordo com o jornal, enquanto aguardava na fila para entrar no estabelecimento prisional foi dito à menina que teria de se despir e que, se não o fizesse, não teria permissão para ver o pai. 

Perante o caso, o departamento correcional da Virgínia classificou o incidente como "bastante preocupante" e sublinhou que o polícia que obrigou a menina a despir-se vai enfrentar uma "ação disciplinar". 

Entretanto, esta sexta-feira, o governador  Ralph Northam anunciou no Twitter que ordenou a suspensão imediata do procedimento e a abertura imediata de uma investigação. 

"Estou profundamente perturbado com os relatos - não apenas como governador, mas como pediatra e pai", disse Northam

Numa troca de mensagens com a mãe, a criança - que foi até à prisão com a madrasta - contou-lhe o que se tinha passado. "Olá, mãe. Estou muito chateada. Revistaram-me e tiraram-me a roupa toda. Não faz sentido". Na resposta, a mãe pergunta: "Tiraram-te as calças?" "Sim, a roupa toda", relatou a menina, cuja identidade não é revelada. 

Testemunhas disseram a um canal de televisão local que a menina foi levada por duas agentes da polícia para uma casa de banho e foi-lhe pedido para se dobrar e tossir.

[Notícia corrigida às 11h50 do dia 9 de dezembro]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório