Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

Alterações climáticas: Conheça a menina que já é um símbolo na Índia

Apesar da sua tenra idade, a menina já é uma referência no ativismo climático na Índia.

Alterações climáticas: Conheça a menina que já é um símbolo na Índia
Notícias ao Minuto

08:22 - 07/12/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Clima

Greta Thunberg tornou-se num símbolo no combate contra as alterações climáticas a nível global, conseguindo mover multidões de jovens (e adultos) por todo o mundo nas greves climáticas que a própria começou, sozinha, a cada sexta-feira. O aparato mediático em redor da jovem sueca coloca-a numa posição que, provavelmente, nunca a própria imaginou vir a estar.

Paralelamente, há uma outra criança que se tem tornado um símbolo na causa ambiental na Índia. Chama-se Licypriya Kangujam e tem apenas oito anos de idade. Juntamente com Greta, Kangujam recebeu o Prémio Mundial da Paz das crianças este ano.

Conforma relata a imprensa espanhola, as duas jovens ativistas encontram-se em Madrid, onde todas as atenções estão viradas para a Cimeira do Clima, a COP25, e lá estiveram, esta sexta-feira, reunidas.

Kangujam está em Madrid com o propósito de alertar as autoridades do seu país para que ponham em prática leis contra as alterações climáticas.

Ver essa foto no Instagram

A moment with Greta Thunberg

Uma publicação compartilhada por Licypriya Kangujam (@licypriya_kangujam) em 6 de Dez, 2019 às 4:35 PST

Foi em junho deste ano que a menina começou a dar nas vistas, quando se manifestou em frente ao parlamento indiano instando o primeiro-ministro Modi a promulgar leis sobre o clima. Mas já em 2018, Kangujam havia iniciado um movimento infantil com o apoio do comité internacional de jovens.

Em outubro passado, Kangujam liderou grandes marchas pelo clima em vários locais do país exigindo que seja tomada uma ação imediata para fazer face às alterações climáticas.

Notícias ao MinutoLicypriya Kangujam tem apenas oito anos© Reprodução

"Estamos a participar na marcha para pedir aos líderes mundiais para que promulguem a lei climática o mais rápido possível para que se possa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e salvar o nosso planeta e o nosso futuro", disse, citada pela imprensa espanhola, acrescentando: "[Os líderes mundiais] devem unir-se e atuar agora antes que seja demasiado tarde". 

Kangujam lembrou também que, ao contrário dos países desenvolvidos, a Índia não está tão preparada para lidar com as alterações climáticas. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório