Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Greta Thunberg marcha com milhares de pessoas pelo clima em Madrid

Marcha Pelo Clima ocorre esta sexta-feira à tarde na capital espanhola.

Notícias ao Minuto

18:15 - 06/12/19 por Catarina Correia Rocha com Lusa

Mundo Madrid

A Marcha Pelo Clima junta, na tarde desta sexta-feira, milhares de pessoas em Madrid, na capital espanhola. Greta Thunberg é uma das participantes. 

A marcha começou às 18h00 locais (17h00 em Portugal Continental) na Gare de Atocha e vai percorrer as grandes avenidas do centro da cidade, entre elas a Castellana, antes de terminar na zona dos novos ministérios.

Muitos dos manifestantes empunham cartazes com palavras de ordem como 'Paremos de usar gasolina', 'Não há futuro se destruirmos o nosso planeta' e 'Tens de escolher entre o teu carro e o planeta'.

A marcha assinala o início de uma contra-cimeira ou cimeira social, que fazem parte da agenda paralela à cimeira do clima da ONU de Madrid (COP25), que termina em 13 de dezembro na capital espanhola.

Recorde-se que, também esta tarde, a jovem sueca participou num debate e, respondendo às questões dos jornalistas, afirmou ser "apenas uma ativista, apenas uma peça"

Quanto à confiança que tem nos líderes globais, Greta reiterou que espera que a COP25 "leve a algo concreto e a um aumento da consciencialização". "Espero que quem está no poder entenda a urgência desta crise porque ainda não entenderam. Estamos a fazer os possíveis para que não ignorem mais isto"

Greta Thunberg chegou esta terça-feira a Lisboa, após uma viagem de 21 dias de catamarã a cruzar o Atlântico. Esta quinta-feira à noite, a jovem ativista sueca apanhou o comboio noturno para Madrid, onde chegou na manhã desta sexta-feira, para participar na Cimeira. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório