A Marcha Pelo Clima junta, na tarde desta sexta-feira, milhares de pessoas em Madrid, na capital espanhola. Greta Thunberg é uma das participantes.
A marcha começou às 18h00 locais (17h00 em Portugal Continental) na Gare de Atocha e vai percorrer as grandes avenidas do centro da cidade, entre elas a Castellana, antes de terminar na zona dos novos ministérios.
Muitos dos manifestantes empunham cartazes com palavras de ordem como 'Paremos de usar gasolina', 'Não há futuro se destruirmos o nosso planeta' e 'Tens de escolher entre o teu carro e o planeta'.
A marcha assinala o início de uma contra-cimeira ou cimeira social, que fazem parte da agenda paralela à cimeira do clima da ONU de Madrid (COP25), que termina em 13 de dezembro na capital espanhola.
Recorde-se que, também esta tarde, a jovem sueca participou num debate e, respondendo às questões dos jornalistas, afirmou ser "apenas uma ativista, apenas uma peça".
Quanto à confiança que tem nos líderes globais, Greta reiterou que espera que a COP25 "leve a algo concreto e a um aumento da consciencialização". "Espero que quem está no poder entenda a urgência desta crise porque ainda não entenderam. Estamos a fazer os possíveis para que não ignorem mais isto".
Greta Thunberg chegou esta terça-feira a Lisboa, após uma viagem de 21 dias de catamarã a cruzar o Atlântico. Esta quinta-feira à noite, a jovem ativista sueca apanhou o comboio noturno para Madrid, onde chegou na manhã desta sexta-feira, para participar na Cimeira.