Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Chefe da diplomacia russa deve visitar Washington na terça-feira

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, está a planear uma visita a Washington, na terça-feira, disse hoje a porta-voz do seu ministério, Maria Zakharova.

Chefe da diplomacia russa deve visitar Washington na terça-feira
Notícias ao Minuto

14:14 - 06/12/19 por Lusa

Mundo Diplomacia

Se acontecer, a visita do chefe da diplomacia russa a Washington será a primeira desde a controversa reunião com Donald Trump, em maio de 2017, quando o Presidente norte-americano foi acusado de ter revelado informações confidenciais sobre a Síria.

A Casa Branca desmentiu essa hipótese, dizendo que "em nenhum momento foram fontes de inteligência ou outros métodos discutidos e o Presidente não forneceu nenhuma informação sobre operações militares na Síria".

Na ocasião, os opositores do Presidente dos EUA também criticaram a oportunidade da reunião, que decorreu no momento em que aumentava a suspeição de que a Rússia teria interferido nas eleições presidenciais de 2016, que deram a vitória ao republicano, com o conluio da equipa de campanha de Trump e prejudicando a candidatura da democrata Hillary Clinton.

Uma investigação realizada pelo procurador-especial Robert Mueller, exonerou o Presidente das suspeitas de conluio de Trump com o Governo de Moscovo, mas confirmou a existência de interferência russa nas eleições.

Donald Trump nunca aceitou essa versão e, num episódio que está a ser alvo de um inquérito para destituição, o Presidente norte-americano pediu ao seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, para investigar a possibilidade de a interferência ter tido origem na Ucrânia e não na Rússia, tentando desmentir os resultados da investigação de Mueller.

A visita de Lavrov a Washington, na terça-feira, acontece ainda uma semana depois da cimeira da NATO, em Londres, onde os aliados acusaram a Rússia de ser uma ameaça para a estabilidade na Europa, pela promoção de uma nova corrida ao armamento nuclear.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório