Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 22º

'Chair challenge', o desafio viral que está a separar homens e mulheres

Este novo desafio mostra que há coisas que só as mulheres conseguem fazer.

Notícias ao Minuto

15:14 - 06/12/19 por Sara Gouveia

Mundo Desafio

De conduzir melhor a levantar coisas mais pesadas, muitos tentarão discutir que os homens conseguem fazer tudo melhor, mas este desafio viral atira por terra essas ideias de superioridade.

Mas em que é que consiste este desafio? O truque denominado na internet como "Chair Challenge' ('Desafio da Cadeira') implica ficar a uma distância de três pés da parede.

Depois a pessoa tem de se debruçar e ficar apenas com a cabeça apoiada na parede com o corpo num ângulo de 90 graus. O verdadeiro desafio vem depois quando se tenta agarrar e levantar a cadeira junto ao peito, ao mesmo tempo. 

Dezenas de vídeos nas redes sociais têm mostrado que apesar de parecer simples, apenas as mulheres conseguem fazê-lo. Os homens por outro lado fazem um esforço enorme para conseguirem ficar direitos enquanto seguram a cadeira e na maior parte dos casos falham redondamente.

Mas este desafio não é novo. Na série dos anos 70 'Uma Família às Direitas', há um episódio chamado 'Judging Books By Covers' onde o truque aparece. No episódio Gloria Bunker (Sally Struthers) tenta mostrar ao pai, Archie Bunker (Carroll O’Connor), que os homens são incapazes de completar a tarefa, ao contrário das mulheres.

Tanto Archie Bunker como o marido de Gloria, Michael Stivic (Rob Reiner), ainda tentam, mas não o conseguem fazer. Acontece que Edith Bunker (Jean Stapleton), a sua mulher, consegue.

Porque é que os homens não conseguem fazer o desafio?

Os cientistas tentaram partilhar algumas teorias. Numa delas é explicado que a 'culpa' é do nosso centro de gravidade ou massa, onde todo o peso está concentrado - pois no caso dos homens fica no peito e nas mulheres na zona entre a cintura e as ancas. Outros discutem que tem a ver com o tamanho dos pés.

Independentemente do que dizem os especialistas, experimente e divirta-se com o resultado.

Veja na galeria acima o vídeo do desafio original na série 'Uma Família às Direitas'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório