Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Congresso federal do SPD começa hoje na Alemanha

O Partido Social Democrata (SPD) alemão deverá ratificar, no congresso que começa hoje, a eleição de Norbert Walter-Borjans e Saskia Esken, críticos da coligação governamental com Angela Merkel o que pode conduzir o país a novas eleições.

Congresso federal do SPD começa hoje na Alemanha
Notícias ao Minuto

06:20 - 06/12/19 por Lusa

Mundo Alemanha

A possibilidade assenta no facto de o SPD ter escolhido estes dois líderes que defendem uma viragem à esquerda e o corte com a União Democrata Cristã (CDU), o partido da chanceler Angela Merkel.

Depois de obter dos piores resultados eleitorais de sempre, a antiga líder Andrea Nahles deixou o lugar livre. Com uma margem pouco expressiva, Norbert Walter-Borjans, ex-secretário das Finanças do Estado da Renânia do Norte-Vestfália, e a deputada Saskia Esken venceram a eleição pela liderança do partido de centro-esquerda com 53,06% dos votos.

Os dois novos líderes querem discutir o pacote de medidas da coligação governamental, dando-lhe um cariz mais social, mas a CDU já disse não estar disposta a estabelecer novas conversações.

A chanceler Angela Merkel, através de um porta-voz, sublinhou na segunda-feira estar disponível a debater e a cooperar nesta nova fase do SPD "como é habitual numa coligação". Mas acabou por descartar uma renegociação geral.

O SPD governou ao lado da CDU e do Partido Social Cristão da Baviera (CSU) em 10 dos últimos 14 anos.

Se o SPD decidir deixar a coligação, a CDU será forçada a assumir a governação sozinha, sem maioria, ou a Alemanha terá de enfrentar novas eleições antecipadas.

Segundo os mais recentes números, o SPD não vai além dos 14%, passando a ser a quarta força mais votada do país, atrás da União Democrata Cristã (CDU), os Verdes e do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório