Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Sudão saúda decisão dos EUA de reabrirem embaixada em Cartum

O Governo do Sudão considerou hoje de histórica a decisão dos Estados Unidos da América (EUA) de nomear um embaixador para Cartum, após 23 anos de ausência de representação diplomática devido à designação do país como apoiante do terrorismo.

Sudão saúda decisão dos EUA de reabrirem embaixada em Cartum
Notícias ao Minuto

17:51 - 05/12/19 por Lusa

Mundo Sudão

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores disse que a decisão anunciada por Washington mostra "a intenção de fortalecer as relações bilaterais", já que o Sudão vai também colocar um embaixador na capital norte-americana.

A iniciativa norte-americana representa também "um apoio" ao governo transitório sudanês e às suas "amplas reformas para estabelecer a paz, a justiça e a democracia", no seguimento da queda do antigo presidente Omar ah Bashir em abril, depois de 30 anos de poder.

As relações do Sudão com os EUA deterioraram-se após o golpe de Estado que levou ao poder Al Bashir, em 1989, e o país africano foi colocado, em 1993, na lista do Governo norte-americano dos países patrocinadores do terrorismo.

"Depois de 23 anos é espetacular ver finalmente o início do processo de colocação de embaixadores entre o Sudão e os Estados Unidos, este é um passo sólido para a reconstrução do Sudão", escreveu o primeiro-ministro, Abdallá Hamdok, na sua conta da rede social Twitter.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório