Meteorologia

  • 27 JANEIRO 2020
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 15º

Edição

"Maior pepita de ouro" do Reino Unido encontrada em rio na Escócia

A pepita foi encontrada por um caçador de tesouros no passado mês de maio.

"Maior pepita de ouro" do Reino Unido encontrada em rio na Escócia

Um caçador de tesouros acredita que encontrou a “maior pepita de ouro” do Reino Unido. De acordo com a CNN, o homem encontrou uma pepita de ouro que pesa 121,3 gramas num rio escocês em maio.

O pedaço de metal dourado foi batizado de ‘The Reunion Nugget’ e, caso se comprove que foi mesmo encontrado na Escócia, vai tirar o trono de maior pepita do Reino Unido ao ‘Douglas Nugget’, um pedaço de metal encontrado em 2016 e que pesa 85,7 gramas.

Lee Palmer, que escreveu um livro sobre as origens do ouro no Reino Unido, foi abordado pelo caçador de tesouros que encontrou esta pepita e que lhe pediu para registar a sua descoberta. Palmer espera que a pepita seja exibida um dia no Museu de História Natural de Londres ou no Museu Nacional da Escócia e realça que o pedaço de metal “não tem preço”.

No entanto, comprovar a sua origem será uma tarefa complicada, como explicou o especialista em ouro Neil Clark. É que, embora existam na Escócia mais de 300 locais onde pode ser encontrado ouro, provar de onde vem o metal é outra história.

“Mesmo que a pepita vá para um museu para ser analisada, é virtualmente impossível dizer de onde vem porque só há um isótopo de ouro que é encontrado de forma natural (…) A única forma de perceber de onde vem um pedaço de ouro é localizar as impurezas que tem, e mesmo assim é muito difícil”, destacou Clark.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório