Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Trump critica forma como 'impeachment' está a ser usado por democratas

O presidente reagiu ao processo de 'impeachment' que está a avançar e até poderá ser votado antes do Natal.

Trump critica forma como 'impeachment' está a ser usado por democratas
Notícias ao Minuto

15:18 - 05/12/19 por Fábio Nunes

Mundo Donald Trump

Donald Trump já comentou a progressão do processo de 'impeachment', depois de Nancy Pelosi, a presidente da Câmara dos Representantes, ter anunciado esta quinta-feira que vai começar uma nova fase na qual serão votados artigos com vista à destituição do presidente. Este anúncio confirma as intenções dos democratas de quererem acelerar este processo e significa que a decisiva votação de 'impeachment' poderá ser votada ainda antes do Natal. 

Através da sua conta no Twitter, Donald Trump criticou a forma como este instrumento está a ser utilizado pelos democratas e mostrou-se confiante de que vai sair vitorioso deste processo. 

"Os democratas radicais de esquerda que não fazem nada acabaram de anunciar que vão tentar destituir-me por NADA. Eles já desistiram da ridícula 'coisa' Mueller, por isso agora estão a apostar em dois telefonemas totalmente apropriados com o presidente da Ucrânia", afirmou o líder norte-americano. 

"Isto significa que o importante e raro ato de 'impeachment' vai ser utilizado de forma rotineira para atacar futuros presidentes. Não era isto que os nossos Fundadores tinham em mente. O aspeto positivo é que os republicanos NUNCA estiveram mais unidos. Nós vamos vencer!", salientou Trump. 

Os democratas decidiram avançar com o processo de 'impeachment' na sequência de um controversa telefonema entre Trump e o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy. Nessa conversa, o presidente dos Estados Unidos ameaçou reter ajuda financeira à Ucrânia caso o seu homólogo não investigasse Hunter Biden, que foi administrador de uma empresa daquele país. 

Hunter é filho de Joe Biden, candidato democrata - apontado como principal favorito - na corrida à Casa Branca do próximo ano. Os democratas alegam que Trump abusou do poder no cargo de presidente para obter ganhos políticos pessoais. 

[Notícia atualizada às 15h52]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório