Trump critica forma como 'impeachment' está a ser usado por democratas

O presidente reagiu ao processo de 'impeachment' que está a avançar e até poderá ser votado antes do Natal.

Notícia

© Reuters

Fábio Nunes
05/12/2019 15:18 ‧ 05/12/2019 por Fábio Nunes

Mundo

Donald Trump

Donald Trump já comentou a progressão do processo de 'impeachment', depois de Nancy Pelosi, a presidente da Câmara dos Representantes, ter anunciado esta quinta-feira que vai começar uma nova fase na qual serão votados artigos com vista à destituição do presidente. Este anúncio confirma as intenções dos democratas de quererem acelerar este processo e significa que a decisiva votação de 'impeachment' poderá ser votada ainda antes do Natal. 

Através da sua conta no Twitter, Donald Trump criticou a forma como este instrumento está a ser utilizado pelos democratas e mostrou-se confiante de que vai sair vitorioso deste processo. 

"Os democratas radicais de esquerda que não fazem nada acabaram de anunciar que vão tentar destituir-me por NADA. Eles já desistiram da ridícula 'coisa' Mueller, por isso agora estão a apostar em dois telefonemas totalmente apropriados com o presidente da Ucrânia", afirmou o líder norte-americano. 

"Isto significa que o importante e raro ato de 'impeachment' vai ser utilizado de forma rotineira para atacar futuros presidentes. Não era isto que os nossos Fundadores tinham em mente. O aspeto positivo é que os republicanos NUNCA estiveram mais unidos. Nós vamos vencer!", salientou Trump. 

Os democratas decidiram avançar com o processo de 'impeachment' na sequência de um controversa telefonema entre Trump e o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy. Nessa conversa, o presidente dos Estados Unidos ameaçou reter ajuda financeira à Ucrânia caso o seu homólogo não investigasse Hunter Biden, que foi administrador de uma empresa daquele país. 

Hunter é filho de Joe Biden, candidato democrata - apontado como principal favorito - na corrida à Casa Branca do próximo ano. Os democratas alegam que Trump abusou do poder no cargo de presidente para obter ganhos políticos pessoais. 

[Notícia atualizada às 15h52]

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas