Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Trump: Pelosi fará ainda hoje declaração sobre inquérito de destituição

A líder Democrata da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, anunciou que fará ainda hoje um ponto de situação sobre o inquérito de destituição de Donald Trump, admitindo-se que anuncie a votação de artigos de 'impeachment'.

Trump: Pelosi fará ainda hoje declaração sobre inquérito de destituição
Notícias ao Minuto

13:15 - 05/12/19 por Lusa

Mundo EUA

Nancy Pelosi esteve reunida, quarta-feira, com os representantes Democratas a quem perguntou se estavam prontos para avançar na redação dos artigos de 'impeachment' contra o Presidente, com base no resultado das audições de inquérito feitas até agora, no momento em que o processo passou do Comité de Inteligência para o Comité Judiciário.

De acordo com elementos presentes nessa reunião, à porta fechada, Pelosi recebeu como resposta um retumbante 'sim', num sinal evidente de que os Democratas querem rapidamente discutir, aprovar - é necessária uma maioria simples na Câmara de Representantes - e enviar para o Senado uma lista de artigos de 'impeachment'.

Na quarta-feira, três dos quatro especialistas em Direito Constitucional ouvidos pelo Comité Judiciário consideraram que as tentativas de Donald Trump para pressionar o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, a investigar o filho de um seu rival político, Joe Biden, são motivo suficiente para destituição.

O quarto jurista, o único convocado pelos Republicanos, alertou para as falhas do inquérito de destituição, considerando que ele apresenta riscos, por estar demasiado baseado em informações em segunda mão.

Os artigos de destituição deverão referir que Donald Trump procurou obter ganhos políticos pessoais, para a sua recandidatura presidencial em 2020, abusando do exercício do seu cargo na Casa Branca, ao ameaçar reter uma importante ajuda financeira à Ucrânia se o Governo de Zelenskiy não investigasse o filho do seu adversário eleitoral.

Mas este argumento está a dividir profundamente os dois partidos no Congresso, com os Democratas a dizer que não existem dúvidas sobre os factos que sustentam o 'impeachment' e os Republicanos a alinharem com a tese de Trump de que tudo não passa de uma "caça às bruxas" motivada politicamente para fragilizar as ambições eleitorais do Presidente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório