Trump abdica da tradicional conferência de imprensa no final da cimeira

O Presidente norte-americano, Donald Trump, confirmou hoje que não dará qualquer conferência de imprensa no final da cimeira da NATO e das reuniões bilaterais que manteve durante a sua visita a Londres.

Notícia

© Reuters

Lusa
04/12/2019 17:32 ‧ 04/12/2019 por Lusa

Mundo

NATO

A hipótese de Trump abdicar da tradicional conferência de Imprensa já tinha sido por ele avançada após uma reunião com a chanceler alemã, Angela Merkel, mas foi de seguida confirmada através da sua conta pessoal na rede social Twitter.

"Não vamos fazer a conferência de Imprensa no final da (cimeira da) NATO, porque já as demos muitas vezes nos últimos dois dias", escreveu o Presidente norte-americano no Twitter.

O cancelamento está a ser associado ao facto de uma estação televisiva canadiana ter captado o som de uma conversa informal de Justin Trudeau com outros líderes - incluindo o Presidente francês, Emmanuel Macron, o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, e o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson - em que o primeiro-ministro do Canadá criticava a duração "muito longa" da conferência de Imprensa de Trump no arranque da cimeira, durante uma receção.

Após ter tido conhecimento deste episódio, Trump comentou aos jornalistas que Justin Trudeau é um hipócrita, "tem duas caras, é bom tipo? mas é assim que ele é".

Na conversa que provocou este episódio, durante uma receção oferecida pela rainha de Isabel II aos líderes dos 29 países da NATO, pode ouvir-se Trudeau dizer que os próprios assessores de Trump ficaram "de queixo caído", quando perceberam que ao final de "mais de 40 minutos" o Presidente norte-americano ainda não tinha terminado a sua conferência de imprensa.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que estava presente na conversa com Trudeau, já desvalorizou este episódio, dizendo tratar-se de um "disparate".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas