Meteorologia

  • 07 DEZEMBRO 2019
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 17º

Edição

Espanha destaca "críticas" feitas à chegada de Greta a Portugal

"Na ressaca da chegada de Greta a Lisboa, o silêncio combina com as críticas incipientes que classificam de 'circo' a sua chegada", pode ler-se numa notícia divulgada hoje pela agência noticiosa espanhola EPE.

Espanha destaca "críticas" feitas à chegada de Greta a Portugal
Notícias ao Minuto

17:50 - 04/12/19 por Mafalda Tello Silva 

Mundo Greta Thunberg

A comunicação social espanhola está a seguir de perto a passagem de Greta Thunberg por Lisboa, enquanto aguardam a chegada da jovem ativista sueca a Madrid. 

Entre as centenas de notícias que foram divulgadas sobre a recepção que juntou cerca de 200 pessoas na Doca de Santo Amaro de Oeiras, as críticas apontadas ao evento por figuras públicas portuguesas não passaram ao lado de alguns meios de comunicação-social espanhóis. 

"A equipa da ativista sueca, que decretou silêncio sobre a sua estadia de alguns dias na capital portuguesa, onde nascem críticas à sua recepção", refere esta quarta-feira um artigo publicado pela agência de notícias EPE.

Já a publicação digital 20 minutos afirma que na "ressaca da chegada de Greta a Lisboa, o silêncio combina com as críticas incipientes que classificam de 'circo' a sua chegada". 

Fazendo alusão à opinião manifestada pelo deputado do CDS, João Almeida - que através das redes sociais declarou que "o circo montado à volta de Greta e a cedência de muitos políticos a esse triste espectáculo mostra superficialidade" - a referida publicação também cita as críticas do eurodeputado centrista Nuno Melo.

É de recordar que o político do CDS escreveu que os deputados que foram receber a jovem são “uns deslumbrados" e que Greta é uma “adolescente que chora” e que “navega mundo fora com estilo”, num post partilhado nas redes sociais intitulado “How dare You. You have stolen my dreams” (Como se atrevem? Roubaram os meus sonhos) - frase que marcou o  discurso da ativista na sede das Nações Unidas em setembro.

Na imprensa espanhola ainda é apontado que alguns "meios de comunicação lusos" expõem uma "possível falta de coerência" tendo em conta que na recepção de Greta havia vozes e cartazes muito críticos sobre as políticas que têm sido levadas a cabo em Portugal na área do ambiente, dando o exemplo do caso do aeroporto do Montijo. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório