Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Reino Unido desaconselha viagens em estradas atacadas em Moçambique

O Governo do Reino Unido lançou hoje um alerta a desaconselhar todas as viagens não essenciais pelas estradas do Centro de Moçambique onde diversas viaturas têm sido alvo de ataques armados desde agosto.

Reino Unido desaconselha viagens em estradas atacadas em Moçambique
Notícias ao Minuto

13:15 - 04/12/19 por Lusa

Mundo Moçambique

O alerta publicado no portal do Governo "desaconselha todas as viagens não essenciais na estrada nacional 1 (EN1) entre Inchope e a localidade de Gorongosa e na estrada nacional 6 (EN6) entre Tica e Inchope".

Aqueles troços de estrada têm sido palco de ataques armados atribuídos pelas autoridades a guerrilheiros da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e que desde agosto já provocaram 10 mortos e vários feridos.

O partido afasta-se dos incidentes e diz estar a cumprir as ações de desarmamento que constam do acordo de paz de 06 de agosto, mas um grupo de guerrilheiros dissidentes permanece entrincheirado na região, reivindicando melhores condições de desmobilização.

O alerta do Reino Unido surge depois de os Estados Unidos e Canadá também terem atualizado nos últimos dias alertas a desaconselhar viagens por terra em Moçambique, no caso, na região de Cabo Delgado, afetada por ataques armados junto às principais estradas do Norte da província.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório