Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Cimeira da NATO pretende "reforçar o futuro" da organização

A reunião dos líderes da NATO arrancou hoje num hotel de Watford, noroeste de Londres, com o compromisso de "reforçar o futuro" de uma aliança que se prolonga há 70 anos.

Cimeira da NATO pretende "reforçar o futuro" da organização
Notícias ao Minuto

13:31 - 04/12/19 por Lusa

Mundo Jens Stoltenberg

"Sejam quais forem as nossas diferenças, seguiremos unidos em torno da nossa tarefa central: defendermo-nos uns aos outros", afirmou o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, na abertura dos trabalhos.

Para o político norueguês a organização está a celebrar os 70 anos da "aliança com mais êxito da história" e que soube acompanhar as mudanças do mundo ao longo das últimas décadas.

Na abertura dos trabalhos, Stoltenberg recordou que recentemente a NATO implementou o aumento no setor da Defesa, acelerou as medidas na luta contra o terrorismo e aumentou os gastos nos aspetos defensivos, entre outros.

Stoltenberg ressaltou que a Aliança Atlântica continua a ser a "única plataforma onde a América e a Europa decidem e adotam decisões juntos".

"Com a finalidade de proteger milhões de pessoas, não importando quais são as diferenças, vamos continuar unidos na nossa tarefa principal", acrescentou.

O secretário-geral da NATO concluiu a declaração com a frase; "para nos defendermos uns aos outros: 'um por todos, todos por um'".

Por outro lado, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ressaltou a "solidez férrea no compromisso com a NATO", 70 anos depois da fundação.

"O facto de vivermos hoje em paz, demonstra a simples premissa de que é feito o coração desta aliança. De que enquanto permanecermos juntos, ninguém pode derrotar-nos e ninguém poderá começar uma guerra", disse o líder conservador britânico.

Os líderes dos 29 membros da organização fizeram uma foto de família no início do encontro, em Watford, tendo sido recebidos por militares britânicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório