Meteorologia

  • 13 DEZEMBRO 2019
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 17º

Edição

Cimeira da NATO pretende "reforçar o futuro" da organização

A reunião dos líderes da NATO arrancou hoje num hotel de Watford, noroeste de Londres, com o compromisso de "reforçar o futuro" de uma aliança que se prolonga há 70 anos.

Cimeira da NATO pretende "reforçar o futuro" da organização

"Sejam quais forem as nossas diferenças, seguiremos unidos em torno da nossa tarefa central: defendermo-nos uns aos outros", afirmou o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, na abertura dos trabalhos.

Para o político norueguês a organização está a celebrar os 70 anos da "aliança com mais êxito da história" e que soube acompanhar as mudanças do mundo ao longo das últimas décadas.

Na abertura dos trabalhos, Stoltenberg recordou que recentemente a NATO implementou o aumento no setor da Defesa, acelerou as medidas na luta contra o terrorismo e aumentou os gastos nos aspetos defensivos, entre outros.

Stoltenberg ressaltou que a Aliança Atlântica continua a ser a "única plataforma onde a América e a Europa decidem e adotam decisões juntos".

"Com a finalidade de proteger milhões de pessoas, não importando quais são as diferenças, vamos continuar unidos na nossa tarefa principal", acrescentou.

O secretário-geral da NATO concluiu a declaração com a frase; "para nos defendermos uns aos outros: 'um por todos, todos por um'".

Por outro lado, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ressaltou a "solidez férrea no compromisso com a NATO", 70 anos depois da fundação.

"O facto de vivermos hoje em paz, demonstra a simples premissa de que é feito o coração desta aliança. De que enquanto permanecermos juntos, ninguém pode derrotar-nos e ninguém poderá começar uma guerra", disse o líder conservador britânico.

Os líderes dos 29 membros da organização fizeram uma foto de família no início do encontro, em Watford, tendo sido recebidos por militares britânicos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório