Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Casal do mesmo sexo é o primeiro a carregar filho em ambos os úteros

"Tornou-nos definitivamente mais próximas emocionalmente", garantiu uma das mulheres.

Casal do mesmo sexo é o primeiro a carregar filho em ambos os úteros
Notícias ao Minuto

11:35 - 04/12/19 por Sara Gouveia

Mundo Reino Unido

Um casal do mesmo sexo tornou-se o primeiro no mundo a carregar o mesmo bebé em ambos os úteros, num momento histórico para um procedimento de fertilização chamado "maternidade partilhada". O casal britânico Jasmine e Donna Francis-Smith deram as boas-vindas ao seu filho, Otis, há dois meses.

O bebé nasceu através de fertilização natural in vivo, que implica que os embriões sejam incubados no corpo da mãe, em vez de ser externamente, como é o caso da Fertilização In Vitro.

O procedimento, criado pela empresa tecnológica suiça Anecova, foi levado a cabo na Clínica para Mulheres em Londres, no Reino Unido, recorrendo a uma cápsula em miniatura com embriões fecundados da mãe biológica no interior a serem inseridos no seu útero, onde foram incubados.

Depois da incubação dos embriões, estes são retirados do útero da primeira mãe e colocados dentro do útero da mãe gestacional, que levou a gravidez até ao fim.

Donna, disse ao Telegraph, que Jasmine e ela se sentiram "impressionadas" pela atenção dada à sua gravidez única. "Há muitos casais do mesmo sexo em que uma das pessoas está a fazer tudo e apenas uma está a ficar grávida, a dar à luz, enquanto que com isto ficámos as duas muito mais envolvidas" e "tornou-nos definitivamente mais próximas emocionalmente", garantiu.

A mulher explicou que incubou os embriões durante 18 horas antes de estes terem sido transferidos para o corpo de Jasmine.

Jasmine, por sua vez, deu conta da sorte que tiveram por a sua primeira tentativa com a fertilização ter resultado, "porque a realidade é que isso não acontece a muita gente".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório