Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Está escolhida a Palavra do Ano pelo portal 'Dictionary'

Num ano de imensas convulsões em áreas como a política ou o ambiente, o dicionário online escolheu como Palavra do Ano o adjetivo "existencial".

Está escolhida a Palavra do Ano pelo portal 'Dictionary'
Notícias ao Minuto

18:30 - 03/12/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Palavra do Ano 2019

A Palavra do Ano para o portal 'Dictionary.com' é "existencial". "De ameaças existenciais a escolhas existenciais", escreve o dicionário online, atribuindo a escolha da palavra aos desafios que este último ano trouxe para a discussão do futuro.

A palavra, diz o site, "inspira-nos a fazer perguntas sérias sobre quem somos e qual a nossa missão quando confrontados com os nossos vários desafios - e lembra-nos de que podemos fazer escolhas sobre as nossas vidas na forma como respondemos a essas perguntas".

"Há, porém, um lado negro da escolha. Num ano largamente definido por temas como 'ameaça' e 'crise', a palavra continuava a aparecer em pesquisas - pesquisas que se seguiam a eventos relacionados com as mudanças climáticas, violência armada e instituições democráticas", continua o 'Dictionary'.

Sublinhe-se que a palavra "existencial" pode revestir-se de dois significados, ambos relacionados com o ato de existir.

Por um lado, pode ser usada para definir a própria existência de um ser ou de uma coisa (como quando se fala em ameaça existencial para uma espécie, por exemplo). Por outro, o uso da palavra pode estar relacionada "com a natureza da existência humana conforme é determinada pelas escolhas feitas em liberdade por cada indivíduo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório