Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Trump encontra-se com Boris mas não quer envolver-se nas eleições

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse hoje que vai encontrar-se com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, mas à margem da cimeira da Nato, que decorre em Londres até quarta-feira, evitando interferir na campanha para as eleições no Reino Unido.

Trump encontra-se com Boris mas não quer envolver-se nas eleições
Notícias ao Minuto

11:07 - 03/12/19 por Lusa

Mundo NATO

Trump disse em conferência de imprensa que considera Boris Johnson um político "muito competente", mas frisou que não quer envolver-se nas eleições do Reino Unido, marcadas para o dia 12 de dezembro.

"Eu não quero complicar as coisas (...) não quero envolver-me nestas eleições", disse o Presidente dos Estados Unidos numa conferência de imprensa conjunta com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, na capital britânica.

"Eu penso que Boris é muito competente e que vai fazer um bom trabalho", disse Trump que voltou a afirmar que é "favorável" à saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit).

A cimeira da NATO que começa hoje em Londres assinala os 70 anos da organização.

Trump, na mesma conferência de imprensa, criticou abertamente o presidente francês, Emmanuel Macron, que considerou que a Aliança Atlântica se encontra em "estado de morte cerebral".

Para Trump trata-se de uma declaração "inaceitável", uma "falta de respeito" e uma posição "perigosa" por parte da França, um país que, disse, precisa da NATO.

De acordo com a agenda oficial, Trump deve encontrar-se ainda hoje com o chefe de Estado francês, à margem dos trabalhos da cimeira.

Líderes de 30 países, incluindo o primeiro-ministro, António Costa, participam a partir de hoje numa cimeira da NATO em Londres, coincidindo com o 70.º aniversário da aliança militar que protege cerca de mil milhões de pessoas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório