Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Caritas de Portugal e Macau reativam cooperação com projetos em África

A Caritas Portuguesa reativou a colaboração com a congénere de Macau, com a qual vai desenvolver projetos conjuntos em São Tomé e Príncipe e na Guiné-Bissau, disse à Lusa o presidente da instituição em Portugal, Eugénio Fonseca.

Caritas de Portugal e Macau reativam cooperação com projetos em África
Notícias ao Minuto

05:53 - 03/12/19 por Lusa

Mundo Cáritas

Nos últimos 20 anos, a cooperação esteve praticamente interrompida, mas desde maio que voltou a ser estabelecida uma colaboração mais estreita, com a celebração de um acordo que está agora a "dar os primeiros frutos", afirmou o responsável.

A iniciativa surgiu na sequência de um encontro mundial de Caritas em Roma, onde os responsáveis aproveitaram para restabelecer a relação bilateral.

"Vamos contar com o apoio da Caritas de Macau para projetos internos, nomeadamente no apoio a desempregados", indicou Eugénio Fonseca, referindo-se a iniciativas previstas para Portugal.

A Caritas de Macau está também disposta a financiar projetos para ensino do mandarim, seja para chegar a novos alunos ou para ajudar os que têm dificuldades, acrescentou.

Eugénio Fonseca sublinhou que em Macau não há, neste momento, necessidade de intervenção por parte da Caritas Portuguesa.

A Caritas de Macau tem mais fundos, de acordo com o dirigente, e está disponível para ajudar igualmente as congéneres de São Tomé e da Guiné, que "são paupérrimas".

O objetivo é ajudar na capacitação das estruturas para candidatarem projetos e obterem fundos.

Eugénio Fonseca atribuiu à distancia geográfica e à escassez de meios da Caritas de Portugal a interrupção da cooperação com Macau nos últimos 20 anos.

Porém, no início de janeiro fará uma deslocação ao território chinês, de onde tenciona trazer desenhados "projetos mais concretos".

A Caritas foi fundada em 1945 em Portugal e em 1951 em Macau, de acordo com informação institucional publicada online.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório