Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Governo chileno apresenta plano de mais de 5 mil milhões de dólares

O governo chileno apresentou na segunda-feira um plano de 5,5 mil milhões de dólares (cerca de cinco milhões de euros) para tentar resolver a crise social que está a afetar o país há 46 dias, anunciou o ministro da Finanças, Ignacio Briones.

Governo chileno apresenta plano de mais de 5 mil milhões de dólares
Notícias ao Minuto

07:15 - 03/12/19 por Lusa

Mundo Chile

"A difícil situação requer uma ação do Estado através de uma política fiscal ambiciosa para o ano de 2020 (....) Este programa, que apresentamos hoje, fornece recursos de até 5,5 mil milhões de dólares", disse o ministro.

Esta decisão revelada pelo ministro surge no mesmo dia em que o Banco Central do Chile anunciou queda de 3,4% na atividade económica chilena devido à crise.

A crise social sem precedentes que abala o Chile há cerca um mês provocou pelo menos 22 mortos e mais de 2.000 feridos, segundo o Instituto Nacional de Direitos Humanos (INDH).

As manifestações no Chile surgiram inicialmente em protesto contra um aumento do preço dos bilhetes de metro em Santiago, decisão que seria suspensa e posteriormente anulada pelo Governo liderado pelo Presidente chileno, Sebastián Piñera.

Mas, apesar do recuo das autoridades, as manifestações e os confrontos prosseguiram devido à degradação das condições sociais e às desigualdades no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório