Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Quatro soldados mortos junto do lago Chade em ataque do Boko Haram

Pelo menos quatro soldados chadianos foram hoje mortos por alegados membros do grupo jihadista Boko Haram junto a um posto militar próximo do lago Chade, de acordo com fontes locais citadas pelas agências internacionais.

Quatro soldados mortos junto do lago Chade em ataque do Boko Haram
Notícias ao Minuto

21:11 - 02/12/19 por Lusa

Mundo Boko Haram

"Matámos 13 membros do Boko Haram e lamentamos a morte de quatro soldados", refere uma fonte militar, citada pela agência France-Presse, que acrescentou que outros três soldados ficaram feridos na ofensiva que ocorreu por volta das 1:00 locais (menos uma em Lisboa).

O governador da região do Lago Chade, Nouki Charfadine, confirmou os números.

"Estabelecemos este posto militar entre as aldeias de Ngouboua e a Bagassoula depois do rapto" de um médico, uma enfermeira e seu condutor em 31 de outubro.

Em novembro, cinco civis locais foram também mortos.

O grupo Boko Haram tem vários campos de treino em várias zonas na região do lago Chade, que é um ponto comum nas fronteiras entre Nigéria, Níger, Camarões e Chade.

O grupo Boko Haram foi criado em 2002 no nordeste da Nigéria por Mohameh Yusuf, após o abandono do norte do país pelas autoridades.

Inicialmente, os seus ataques eram dirigidos à polícia nigeriana, uma vez que representava o Estado, mas desde a morte de Yusuf, em 2009, o grupo passou a ter uma abordagem mais radical.

Desde então, o Boko Haram matou mais de 20.000 pessoas e as suas ofensivas provocaram aproximadamente dois milhões de deslocados, de acordo com as Nações Unidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório