Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Cachalote morre com 100 quilos de lixo plástico no estômago na Escócia

A baleia deu à costa na Ilha de Harris, na Escócia. Alertamos que algumas das imagens podem chocar os leitores mais sensíveis.

Notícias ao Minuto

12:08 - 02/12/19 por Sara Gouveia

Mundo Escócia

Um cachalote que morreu depois de dar à costa na Ilha de Harris, na Escócia, tinha 100 quilos de lixo plástico no estômago. Redes de pesca, cordas, fita-cola e copos de plástico estavam entre os objetos descobertos na "bola de lixo".

Os especialistas disseram, citados pela BBC, que não resulta claro imediatamente se o entulho contribuiu para a morte da baleia.

Mas os habitantes locais que encontraram a carcaça na praia de Seilebost, na quinta-feira, sublinharam que era representativo do problema de poluição marinha.

Membros da Scottish Marine Animal Stranding Scheme (SMASS), uma organização que investiga as mortes de baleias e golfinhos dissecou a baleia para tentar determinar a causa da sua morte. Numa publicação no Facebook disseram que "o animal não estava particularmente em condições terríveis e que, apesar de ser certamente plausível que a quantidade de entulho foi um factor contributivo para dar à costa", não foram encontradas provas de que terá "impactado ou obstruído os intestinos".

"Esta quantidade de plástico no estômago é de qualquer forma horrível, deve ter comprometido a digestão e serve para demonstrar novamente os perigos que o lixo marinho e o equipamento de pesca deitado fora podem causar à vida marítima", acrescentaram.

A Guarda Costeira e funcionários governamentais ajudaram a examinar o cachalote no sábado, bem como a cavar um enorme buraco na praia para enterrar o animal.

Veja as fotografias tiradas no local na galeria acima. Alertamos que as imagens podem chocar os leitores mais sensíveis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório