Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Três socorristas morrem em queda de helicóptero em Marselha

As três vítimas estavam em trabalhos de resgate durante as chuvas fortes e inundações que têm atingido o sul de França.

Três socorristas morrem em queda de helicóptero em Marselha
Notícias ao Minuto

08:29 - 02/12/19 por Sara Gouveia

Mundo França

Três socorristas morreram numa queda de helicóptero, perto de Marselha, enquanto se encontravam numa missão de resgate no sul de França, onde as inundações já fizeram dois mortos.

Segundo o ministro do Interior o helicóptero foi encontrado durante a madrugada desta segunda-feira. "Enquanto o helicóptero EC145 da Proteção Civil estava a ir para Le Luc-Le Cannet para uma missão de reconhecimento e resgate as ligações de rádio e radar deixaram de funcionar", afirmou Christophe Castaner, na rede social Twitter.

"Apesar de esforços de busca (...) os três ocupantes do helicóptero foram encontrados mortos à 1h30", perto da cidade de Rove, na região de Marselha.

O ministro lamentou a morte dos três homens e elogiou o "empenho excecional" com o qual se envolveram nas buscas. "O nosso país perde três heróis que deram a sua vida para proteger a dos franceses", assinalou.

No interior do aparelho encontravam-se o piloto, o co-piloto e um bombeiro-sapador do departamento de bombeiros de Bouches-du-Rhone.

O jornal FranceBleu dá conta de que as autoridades abriram uma investigação ao acidente. A hipótese de um acidente devido à baixa visibilidade no nevoeiro foi considerada, mas ainda não confirmada.

O sul de França tem sido atingido por chuvas torrenciais pela segunda vez numa semana. Ao todo já há cinco mortos e o alerta passou de vermelho para laranja com o nascer do dia. As escolas e alguns institutos permanecem fechados nalguns locais. A principal autoestrada, a A8, que liga a Côte d'Azur a Itália, foi reaberta durante a noite.

Há uma semana, as chuvas fortes provocaram inundações e obrigaram à retiradas de muitas pessoas. A subida do nível das águas chegou aos sete metros, um recorde que não se registava há 50 anos.

[Notícia atualizada às 08h30]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório