Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Cirurgiões removeram rim que pesava mais de 7 quilos (sim, leu bem)

O paciente sofre de uma doença renal hereditária.

Cirurgiões removeram rim que pesava mais de 7 quilos (sim, leu bem)
Notícias ao Minuto

08:12 - 01/12/19 por Filipa Matias Pereira

Mundo rim

Os cirurgiões removeram um rim de 7,4 quilos de um paciente na Índia. Acredita-se que este seja o rim mais pesado alguma vez removido no país e o terceiro mais pesado do mundo. O paciente é um homem de 56 anos que sofre de Doença renal policística autossómica dominante - um distúrbio hereditário no qual são formadas várias 'bolsas' com líquidos nos rins, aumentando o seu tamanho.

Não é incomum que pacientes portadores desta patologia apresentem rins de grandes dimensões, mas Sachin Kathuria, o urologista e cirurgião responsável pela cirurgia, explicou à CNN que este foi o maior rim que já viu.

A intervenção cirúrgica foi levada a cabo no Hospital Sir Ganga Ram, em Nova Deli, no final de outubro, e os médicos precisaram de duas horas para remover o órgão em segurança.

Os especialistas optaram pela cirurgia depois de o paciente se ter queixado de dor persistente. Para além disso, o seu quadro clínico apresentava um aumento da insuficiência renal. "As infeções não respondiam à medicação porque os antibióticos não eram capazes de penetrar nos quistos", explicou o médico.

É habitual que, por volta dos 60 anos, as pessoas portadoras desta patologia desenvolvam insuficiência renal e necessitem de diálise ou até mesmo do transplante de rim. Kathuria esclareceu ainda à CNN, que só é necessário remover o órgão quando "há uma infeção ou sangramento de tumores e quistos. Neste caso, o quisto cresceu à volta do rim e ocupou o seu espaço e quase toda a área do abdómen".

O paciente recuperou da cirurgia, realiza diálise e aguarda um novo rim. O outro rim do paciente é ainda maior do que este, mas não pode ser removido "pois ele ficaria em diálise permanente".

Notícias ao MinutoEquipa cirúrgica com o órgão © Reprodução

Recomendados para si

;
Campo obrigatório