"<span class="news_bold">Quero agradecer aos serviços de emergência, que avançaram na direção do perigo, e aos civis que mostraram uma coragem extraordinária ao intervirem fisicamente", disse Boris Johnson à imprensa em Downing Street, a residência oficial do primeiro-ministro britânico.
"São o melhor do nosso país", disse o primeiro-ministro.
Um homem atacou hoje ao princípio da tarde na Ponte de Londres (London Bridge) várias pessoas com uma arma branca, sendo depois abatido a tiro pela polícia, segundo confirmaram à imprensa fontes oficiais da polícia metropolitana.
Imagens divulgadas no Twitter mostram o suspeito rodeado por cerca de uma dezena de transeuntes, que conseguiram desarmá-lo e imobiliza-lo até à aproximação da polícia.
Boris Johnson disse-se entristecido pelo facto de o incidente ter provocado vítimas e enviou condolências aos feridos e seus familiares.
"O que lhes posso garantir é que quem quer que esteja envolvido neste ataque será perseguido e levado perante a justiça", disse ainda o primeiro-ministro, assegurando que a investigação prossegue, apesar de os primeiros dados indicarem que o suspeito agiu sozinho.
"Tanto quanto podemos saber, o incidente foi contido", disse, apelando contudo "a toda a gente" que "esteja vigilante".
O Reino Unido, frisou, "nunca será aterrorizado ou intimidado por este tipo de ataques".