Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Madrid denuncia "atitude absolutamente irresponsável" de Washington

A ministra espanhola da Transição Ecológica, Teresa Ribera, criticou hoje "a atitude absolutamente irresponsável da administração (do Presidente dos Estados Unidos, Donald) Trump", face ao aquecimento global, antes da abertura da conferência internacional sobre o clima COP25, em Madrid.

Madrid denuncia "atitude absolutamente irresponsável" de Washington
Notícias ao Minuto

14:00 - 29/11/19 por Lusa

Mundo Clima

Os Estados Unidos oficializaram no início do mês a intenção de se retirarem do Acordo de Paris sobre redução de emissões de gases com efeito de estufa, adotado em dezembro de 2015 e assinado por 195 países, incluindo a coreia do Norte.

"Temos uma atitude absolutamente irresponsável da parte da administração Trump", considerou a ministra do governo socialista de Pedro Sánchez, durante uma entrevista à televisão pública espanhola TVE.

Uma atitude "irresponsável aos olhos do planeta como um todo, porque tratando-se da principal economia do planeta (...) afeta-nos a todos, mas irresponsável também para os interesses da sociedade americana", acrescentou Ribera.

No entanto, "a comunidade internacional encontrou uma forma de dizer ´não´, é importante continuar a trabalhar, é importante continuar a coordenar ações", defendeu.

"Ninguém segue formalmente o presidente Trump, portanto estamos perante uma reação positiva", disse.

A saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris ocorrerá a 4 de novembro de 2020, no dia seguinte ao da próxima eleição presidencial nos Estados Unidos, na qual Trump procura obter um segundo mandato.

A 25.ª Conferência das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas realiza-se em Madrid, entre segunda-feira e 13 de dezembro. Segundo o governo, 25.000 participantes estão anunciados e 1.500 jornalistas acreditados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório