Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Bolsonaro felicita Lacalle Pou pela presidência do Uruguai

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, felicitou na quinta-feira Luis Lacalle Pou pela vitória nas presidenciais uruguaias, e afirmou que irá à sua tomada de posse, frisando a intenção de estabelecer parcerias comerciais com o país vizinho.

Bolsonaro felicita Lacalle Pou pela presidência do Uruguai
Notícias ao Minuto

06:29 - 29/11/19 por Lusa

Mundo Bolsonaro

"Por telefone, parabenizei o Presidente eleito do Uruguai, Luis Lacalle Pou, pela sua histórica vitória nas urnas. Confirmei a minha presença na sua posse e o mesmo também confirmou que brevemente nos visitará. Brasil e Uruguai cada vez mais serão grandes parceiros, na promoção da democracia e nas relações comerciais", escreveu Bolsonaro na rede social Twitter.

Também o Ministério das Relações Exteriores brasileiro, mais conhecido como 'Itamaraty', emitiu um comunicado em que deus os parabéns a Lacalle Pou pelo cargo presidencial, acrescentando que o Brasil está "determinado em trabalhar em conjunto em prol do bem-estar dos dois povos".

Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional (centro-direita), será o próximo Presidente do Uruguai, segundo os primeiros resultados oficiais da recontagem de votos da segunda volta das eleições e depois de o seu principal adversário, Daniel Martinez, da Frente Ampla (esquerda), ter admitido na quinta-feira a derrota.

As autoridades eleitorais tinham ordenado uma nova contagem de votos das eleições presidenciais no Uruguai, na sequência da curta vantagem de votos alcançada pelo candidato do centro-direita.

A escolha de Lacalle Pou representa uma viragem política no Uruguai, que tinha tido sempre presidentes de esquerda nos últimos 15 anos.

A eleição presidencial de Lacalle Pou implica uma viragem à direita do Uruguai também em matéria de política externa e de comércio exterior, com impactos no Grupo de Contacto Internacional, no Grupo de Lima e no Mercosul, afirmaram à Lusa analistas.

A partir de 01 de março, quando for empossado, Luís Lacalle Pou, porá fim a 15 anos de governação à esquerda e deverá iniciar uma viragem que colocará o país mais próximo do Brasil de Jair Bolsonaro e mais distante da Argentina de Alberto Fernández, os dois gigantes sul-americanos e principais parceiros comerciais do Uruguai.

As mudanças propostas pelo Presidente eleito coincidem com a visão do Governo brasileiro, mas são opostas à postura do próximo Governo argentino que assumirá em 10 de dezembro: Venezuela e Mercosul, bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório