Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Bolívia anuncia que vai retomar relações diplomáticas com Israel

A Bolívia vai retomar as ligações diplomáticas com Israel, rompidas em 2009 pelo ex-Presidente Evo Morales que quis protestar contra os ataques israelitas na Faixa de Gaza, disse hoje a ministra das relações Exteriores, Karen Longaric.

Bolívia anuncia que vai retomar relações diplomáticas com Israel
Notícias ao Minuto

21:09 - 28/11/19 por Lusa

Mundo Bolívia

"Vamos restabelecer as relações com Israel", anunciou a chefe da diplomacia do Governo interino da Bolívia, durante uma conferência de Imprensa, sem especificar datas ou elaborar razões, mas explicando que se tratava de uma "medida política".

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Israel Katz, já agradeceu o gesto do Governo interino boliviano, dizendo que a decisão "contribui para o benefício das relações exteriores de Israel e para o estatuto internacional" daquele país.

"O Ministério dos Negócios Estrangeiros trabalha há muito tempo para promover a retoma das relações (com a Bolívia), quer diretamente quer através da mediação do Presidente brasileiro (Jair Bolsonaro)", explicou o responsável pela diplomacia israelita.

Katz sublinhou e saudou a mudança de atitude política do novo Governo, após a saída do Presidente Evo Morales, que renunciou ao cargo após várias semanas de manifestações de contestação contra a legitimidade das eleições que o reelegeram, em outubro.

O ministro israelita disse que Evo Morales era "hostil a Israel" e que tudo fez para impedir um relacionamento diplomático, ao considerar Israel um país terrorista e revogando um acordo que isentava os israelitas de visto para entrar na Bolívia.

Evo Morales rompeu os laços diplomáticos com Israel, em 2009, meses depois de uma ofensiva ordenada por Telavive contra as forças palestinianas, que provocou mais de mil mortes.

A nova chefe da diplomacia da Bolívia condenou a atitude dos governos de Evo Morales perante Israel, explicando que não levaram em conta "os efeitos colaterais" desse posicionamento, ao nível económico e comercial.

"O interesse atual é tentar recompor (as relações)", disse Karen Longaric, acrescentando que não será uma tarefa fácil.

Na terça-feira, o Governo interino da Bolívia também anunciou a nomeação de um embaixador para os Estados Unidos, pela primeira vez em 11 anos, acentuando a rutura com a política externa de Evo Morales, que preferiu, durante os seus mandatos, relações privilegiadas com Irão, China, Rússia, Cuba e Venezuela.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório