Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

'Casa de litro'. Ivone usou garrafas de vidro para construir uma casa

Assim não fico parada e sinto-me grata por poder usar garrafas que iam para o lixo". Espreite as imagens.

Notícias ao Minuto

09:58 - 28/11/19 por Filipa Matias Pereira

Mundo Brasil

Um casal de agricultores construiu uma casa de garrafas de vidro (sim, leu bem) numa zona do interior de São Paulo. Foram necessários mais de 6 mil exemplares para edificar a estrutura, os móveis e as paredes. Onde uns viam lixo, uma mulher brasileira viu matéria-prima para construir uma casa. E, depois de meses de trabalho, Ivone Santos Martins e o marido sonham em morar naquela que chamam a 'casa de litro'.

Como dá conta o G1, Ivone entrou um depressão depois de um dos filhos ter morrido. E foi na oficina de pneus do marido que encontrou a solução para ocupar o seu tempo e voltar a 'viver'. A brasileira explicou ao meio de comunicação que foi na oficina da autarquia, com a qual o marido tem protocolo, que teve a ideia: "Vi as garrafas de vidro e tive a ideia de juntar barro e cimento para as colar".

A família tem uma propriedade rural e foi precisamente nesse local que Ivone arranjou espaço para erguer a 'casa de litro'. Enquanto agricultora, a mulher sempre nutruiu o desejo de viver numa zona rural, mas a falta de dinheiro para comprar materiais de construção impediam-na de concretizar um projeto.

Ivone teve de gastar dinheiro apenas na compra do cimento, já que a mão de obra ficou a seu cargo e este trabalho é encarado como "terapia". "Assim não fico parada e sinto-me grata por poder usar garrafas que iam para o lixo", contou.

O projeto começou a ser construído em janeiro de 2018 e, com a ajuda do marido e dos restantes filhos, Ivone fez uma estrutura de madeira para suportar a casa. E as garrafas foram usadas para dar forma às paredes. "Faço quatro ou cinco filas e paro para secar e não cair. Depois, vou para outra parede. É trabalhoso, mas gosto muito", afirmou.

Percorra a galeria de fotos captadas pela objetiva da Reuters e confira o resultado. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório