Um casal de agricultores construiu uma casa de garrafas de vidro (sim, leu bem) numa zona do interior de São Paulo. Foram necessários mais de 6 mil exemplares para edificar a estrutura, os móveis e as paredes. Onde uns viam lixo, uma mulher brasileira viu matéria-prima para construir uma casa. E, depois de meses de trabalho, Ivone Santos Martins e o marido sonham em morar naquela que chamam a 'casa de litro'.
Como dá conta o G1, Ivone entrou um depressão depois de um dos filhos ter morrido. E foi na oficina de pneus do marido que encontrou a solução para ocupar o seu tempo e voltar a 'viver'. A brasileira explicou ao meio de comunicação que foi na oficina da autarquia, com a qual o marido tem protocolo, que teve a ideia: "Vi as garrafas de vidro e tive a ideia de juntar barro e cimento para as colar".
A família tem uma propriedade rural e foi precisamente nesse local que Ivone arranjou espaço para erguer a 'casa de litro'. Enquanto agricultora, a mulher sempre nutruiu o desejo de viver numa zona rural, mas a falta de dinheiro para comprar materiais de construção impediam-na de concretizar um projeto.
Ivone teve de gastar dinheiro apenas na compra do cimento, já que a mão de obra ficou a seu cargo e este trabalho é encarado como "terapia". "Assim não fico parada e sinto-me grata por poder usar garrafas que iam para o lixo", contou.
O projeto começou a ser construído em janeiro de 2018 e, com a ajuda do marido e dos restantes filhos, Ivone fez uma estrutura de madeira para suportar a casa. E as garrafas foram usadas para dar forma às paredes. "Faço quatro ou cinco filas e paro para secar e não cair. Depois, vou para outra parede. É trabalhoso, mas gosto muito", afirmou.
Percorra a galeria de fotos captadas pela objetiva da Reuters e confira o resultado.