Meteorologia

  • 29 JANEIRO 2020
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 16º

Edição

Comissão de Von der Leyen passou no teste do Parlamento Europeu

O novo executivo comunitário entra em funções este domingo.

Comissão de Von der Leyen passou no teste do Parlamento Europeu

Como se esperava, a Comissão Europeia de Ursula Von der Leyen foi aprovada na manhã desta quarta-feira pelo Parlamento Europeu, em Estrasburgo. A Comissão de Von der Leyen recebeu 461 votos a favor, um número que superou as previsões. 157 deputados europeus votaram contra e 89 abstiveram-se. 

O novo executivo comunitário vai iniciar funções este domingo, dia 1 de dezembro

A equipa de Von der Leyen vai ter Elisa Ferreira como comissária responsável pela pasta da Coesão e Reformas. 

No discurso que fez antes da votação, a nova presidente da Comissão Europeia destacou que a Europa pode moldar a ordem global nos próximos cinco anos. As alterações climáticas e as migrações vão ser prioridades, salientou. 

O mandato da Comissão de Von der Leyen deveria ter começado no dia 1 de novembro, mas o processo sofreu um atraso devido à reprovação de três comissários pelo Parlamento Europeu. 

O colégio da Comissão é constituído, pelo menos para já, por 26 comissários, além da presidente Von der Leyen, já que o Reino Unido, apesar de ainda pertencer à União Europeia, face à nova extensão do Brexit, rejeitou designar um comissário antes das eleições gerais agendadas para 12 de dezembro.

Entre os partidos portugueses representados na assembleia europeia, PS, PSD e CDS votaram favoravelmente o colégio da nova Comissão, enquanto Bloco de Esquerda e PCP votaram contra e o PAN absteve-se.

[Notícia atualizada às 11h34]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório