Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

China ultrapassa pela primeira vez EUA em número de missões diplomáticas

A China ultrapassou, pela primeira vez, os Estados Unidos como o país com mais missões diplomáticas, segundo um estudo hoje publicado que revela crescentes ambições globais de Pequim, numa altura em que Washington segue uma agenda isolacionista.

China ultrapassa pela primeira vez EUA em número de missões diplomáticas
Notícias ao Minuto

11:09 - 27/11/19 por Lusa

Mundo Diplomacia

Segundo o instituto australiano Lowy Institute, o rápido aumento de postos da diplomacia chinesa continuou em 2019, devido à abertura de representações em países que abdicaram de relações diplomáticas com Taiwan e passaram a reconhecer Pequim como o único governo de toda a China.

"Com 276 representações em todo o mundo, a China excedeu pela primeira vez os Estados Unidos", revelou o Índice Global de Diplomacia bienal.

Os números são um indicador das mudanças geopolíticas ocorridas nos últimos anos, à medida que o país asiático adota uma política externa mais assertiva e os Estados Unidos de Donald Trump rasgam compromissos internacionais sobre o clima, comércio ou migração.

A diplomacia norte-americana "entrou num período de incerteza" devido às restrições de orçamento impostas por Trump e às dificuldades em manter os diplomatas de carreira, segundo o Instituto Lowy.

Os Estados Unidos não abriram novos postos e foram forçados a fechar o consulado em São Petersburgo, após as expulsões de diplomatas, no seguimento do envenenamento do ex-espião Sergei Skripal no Reino Unido.

Ainda assim, continuam a ser o país que hospeda mais embaixadas ou consulados: um total de 342 missões diplomáticas, contra 256 na China.

O domínio de Pequim continuou a expandir-se com a abertura de novas missões no Burkina Faso, República Dominicana, El Salvador, Gâmbia e São Tomé e Príncipe, todos antigos aliados diplomáticos de Taipé.

O relatório revelou ainda que, apesar do seu compromisso com o desenvolvimento de uma "Grã-Bretanha global", após a saída da União Europeia, o Reino Unido caiu para o 11.º lugar, atrás da Itália, Espanha e Brasil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório