Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 19º

Como é que os presidentes norte-americanos começaram a perdoar perus?

No dia de Ação de Graças as famílias juntam-se em torno da mesa para agradecer as bênçãos do ano que passou e a refeição conta com o peru como prato principal.

Notícias ao Minuto

07:17 - 27/11/19 por Sara Gouveia

Mundo EUA

Na última quinta-feira do mês de Novembro celebra-se, maioritariamente nos Estados Unidos, Dia de Ação de Graças (Thanksgiving). No dia de Ação de Graças as famílias juntam-se em torno da mesa para agradecer as bênçãos do ano que passou e a refeição conta com o peru como prato principal.

Por isso mesmo foi criada uma tradição na Casa Branca que consiste em que o presidente norte-americano em funções conceda o seu 'perdão presidencial' a um peru, salvando-o de acabar no prato.

Apesar de haver muita especulação sobre qual dos presidentes começou a tradição, com alguns a remetê-la até Abraham Lincoln, cujo filho se tinha afeiçoado a um dos animais, outros dizem que terá sido John F. Kennedy, em 1963, a associar o perdão ao Dia de Ação de Graças. Mas a maioria, conta a CNN, concorda que terá sido George  H. W. Bush a iniciar a tradição oficial em 1989. Uma tradição que tem vindo a ser cumprida por todos os presidentes desde então.

Este ano, Donald Trump, acompanhado pela primeira-dama, Melania Trump, perdoou na terça-feira, dois perus, Bread e Butter (Pão e Manteiga), que já têm o perdão presidencial e já se livraram de ser jantar este ano. No entanto, apenas Bread foi escolhido pelos seguidores do Twitter da Casa Branca para ser o peru oficial do Dia de Ação de Graças.

Veja na galeria acima as várias cerimónias de perdão presidencial a perus ao longo dos anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório