Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

República Dominicana recebe próxima Cimeira Ibero-Americana em 2022

A República Dominicana receberá a 28.ª Cimeira Ibero-Americana em 2022, segundo acordaram os chefes das diplomacias e as delegações reunidas hoje em Soldeu, Andorra.

República Dominicana recebe próxima Cimeira Ibero-Americana em 2022
Notícias ao Minuto

15:31 - 26/11/19 por Lusa

Mundo República Dominicana

Numa declaração, os 22 países ibero-americanos agradecem e "aprovam a oferta" do país caribenho para acolher a 28.ª edição da Cimeira Ibero-Americana de chefes de Estado e de Governo em 2022.

A República Dominicana assume também a Secretaria Geral da Conferência Ibero-Americana para o biénio 2021-2022.

A candidatura dominicana deverá ainda ser ratificada pelos chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros da organização, mas a declaração adianta que o país "integrará a partir desta reunião a Troika Ibero-Americana para apoiar o seguimento dos compromissos e mandatos assumidos pelos [22] países".

No entanto, ainda está por decidir o local concreto que acolherá as reuniões tradicionais de responsáveis de cooperação e coordenadores nacionais, chefes das diplomacias, chefes de Estado e de Governo.

Na reunião de Soldeu estiveram presentes os chefes das diplomacias de Andorra, Espanha, Honduras, Nicarágua, Portugal e República Dominicana, enquanto os restantes países estiveram representados por funcionários governamentais.

Portugal esteve representado na reunião pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Será a segunda vez que a República Dominicana recebe uma cimeira Ibero-Americana, depois de ter acolhido a 12.ª edição em Punta Cana.

A comunidade ibero-americana é composta por 22 países, dos quais três europeus, Portugal, Espanha e Andorra, e 19 latino-americanos: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório